Par de galáxias espirais NGC 4302 e NGC 4298

Sobre esta imagem

Em comemoração ao 27º aniversário do lançamento do Telescópio Espacial Hubble da NASA em 24 de abril de 1990, os astrônomos usaram o lendário telescópio para tirar um retrato de um deslumbrante par de galáxias espirais. Este par estrelado oferece um vislumbre do que seria a nossa galáxia da Via Láctea para um observador externo.

O edge-on galaxy é chamado NGC 4302, e a galáxia inclinada é NGC 4298. Estas galáxias parecem bastante diferentes porque as vemos angulares em diferentes posições no céu. Eles são realmente muito semelhantes em termos de sua estrutura e conteúdo.

A partir da nossa visão na Terra, os pesquisadores relatam uma inclinação de 90 graus para o NGC 4302, que é exatamente de ponta. NGC 4298 é inclinado 70 graus.

Em NGC 4298, a estrutura reveladora, tipo pinwheel, é visível, mas não é tão proeminente como em algumas outras galáxias espirais. Na borda do NGC 4302, o pó no disco é mostrado em silhueta contra ricas pistas de estrelas. A absorção por poeira torna a galáxia mais escura e mais vermelha do que sua companheira. Um grande patch azul parece ser uma região gigante da recente formação estelar.

Ambas as galáxias estão a aproximadamente 55 milhões de anos-luz de distância. Eles residem na constelação Coma Berenices no Conjunto de Virgem de quase 2.000 galáxias. Ambos foram descobertos em 1784 pelo astrônomo William Herschel. Esses objetos foram simplesmente chamados de “nebulosa espiral”, porque não se sabia o quão longe estavam. No início do século 20, Edwin Hubble descobriu que as galáxias são outras cidades insulares de estrelas muito distantes da nossa Via Láctea.

Fonte: http://hubblesite.org/image/4019/gallery